19 de mar. de 2013

O perigo da utilização de termogênicos sem orientação adequada.

Boa noite!
            Ultimamente tem se falado muito em termogênico para o emagrecimento, porém nem todos tem a informação necessária para o uso. Sendo assim achamos de grande importância a postagem de algumas informações contidas no artigo JORGE, F.C., et al. SINEFRINA OBTIDA DE PRODUTOS NATURAIS: BENEFÍCIOS NA PERDA DE PESO VERSUS POTÊNCIAL CARDIOTÓXICO. Disponível em: http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/06FAR/08FAR.pdf.


Legislação
A ANVISA realizou ensaio da droga de acordo com a Portaria n º 233, de 25 de março de 1998; RDC n° 303, de 07/11/2002 e a C. aurantium pode ser consumida em forma de chá preparado com água quente ou fria. É indicado o uso da planta padronizada com máximo de 10% (p/p), porém não se tem nenhuma restrição para o uso indiscriminado deste produto.
São comercializadas apenas preparações contendo extrato de C. aurantium, considerados medicamentos fitoterápicos no Brasil, não existindo medicamentos industrializados contendo sinefrina e estes devem atender critérios de qualidade, segurança e eficácia estabelecidos em legislação específica (BRASIL, 2002). A ANVISA continua que atualmente não existem fitoterápicos registrados contendo extratos da planta destinados a perda de peso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Baseado no levantamento bibliográfico pode-se ressaltar a importância do controle rígido na comercialização de produtos contendo sinefrina, mesmo como medicamento fitoterápico de origem natural, pois estes também apresentam vários efeitos adversos, mostrando a necessidade de novos estudos que comprovem sua ação como adjuvante emagrecedor e seus efeitos cardiotóxicos, pois tratam-se de medicamentos com potencial tóxico elevado. Vale ressaltar a semelhança estrutural da sinefrina com a efedrina, cujo controle pelos órgãos fiscalizadores é bastante rígido. Ambas são substâncias que, além dos efeitos adversos causados, podem acarretar dependência física e psíquica devido ao fato de agirem diretamente sobre o sistema nervoso central. Qualquer substância com atividade farmacológica deve ser utilizada com cautela, mediante prescrição médica e ainda sob orientação de um profissional farmacêutico.
Desta forma não é aconselhável o uso de produtos à base de C. aurantium, principalmente por conterem sinfefrina, um derivado anfetamínico que apesar de ser de origem natural é potencialmente tóxico ao organismo humano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações veiculadas aqui são de caráter informativo, não pretendem substituir consulta nutricional e/ou médica. Consulte um profissional da Saúde.