20 de set. de 2013

Boa noite!
Devido a muitas especulações sobre a restrição do leite em uma dieta  achei melhor postar um parecer do CRN³ (matéria divulgada na edição de agosto de 2013)

O CR3³ ESCLARECE E ORIENTA

Os leites de vaca e de outras espécies animais são excelentes fontes de nutrientes e podem fazer parte de uma dieta normal de indivíduos em todas as fases do desenvolvimento,  especialmente na infância;
A recomendação indiscriminada para restrição ao consumo de leite e derivados não encontra atualmente respaldo cientifico com nível de evidencias convincente e esta em desacordo com o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar (2007);

A restrição ao consumo de leite e derivados somente deve ser feita aos pacientes com diagnóstico clinico confirmado de intolerância à lactose, sensibilidade à proteína do leite (Alergia à Proteína do Leite de Vaca – APLV) ou de outras condições fisiológicas e imunológicas. Deve-se salientar que o diagnostico clinico é de competência exclusiva do médico.

Sendo assim fica a cargo no nutricionista avaliar o diagnostico do médico traçar um plano alimentar para seu paciente conforme suas restrições.

Referências Bibliográficas
1 – COMINETTI, C.; BORTOLI,M.C; COZZOLINO, S.M.F – Leite: Fonte de proteínas, minerais, e vitaminas in: ANTUNES, A.E.C & PACHECO, M.T.B (Org). Leite para adultos: Mitos e fatos frente à ciência. São Paulo: Varela Editora e Livraria Ltda., 2009, v.1, p.229 -238.
2 – FREIRE,S. & COZZOLINO, S.M.F – Impacto da exclusão do leite na saúde humana. In: ANTUNES,A.E.C & PACHECO, M.T.B (org). Leite para adultos: Mitos e fatos frente à ciência. São Paulo: Varela Editora e Livraria Ltda., 2009, v. 1 1, p. 229 – 238.
3 – INSTITUTE OF MEDICINE, DRIs – Direrary Referecne Intakes for calcium, and Vitamin D.

National Academic Press, Washington, D.C., 2011. Disponível em:
http:// www.nap.edu/iom.
Consenco Brasileiro de Alergia Alimentar 2004. – Ver. Bras. Alerg.imunopatol. – vol. 31, n°2, 2008.

Colegiado do CRN-3 Gestão 2011-2014.


Fonte: DeNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações veiculadas aqui são de caráter informativo, não pretendem substituir consulta nutricional e/ou médica. Consulte um profissional da Saúde.